LANCE!-Ibope não leva em conta segundo time

Ronaldo perdeu uma grande oportunidade de ficar calado. Em entrevista ao programa Bem Amigos, ele declarou que a torcida do Flamengo não é maior que a do Corinthians. Mas ele deve ter se confundido, coisa comum na carreira desse jogador... ja até chegou a confundir traveco com mulher...rs. Acho que Ronaldo não esta satisfeito só com a midia que esta tendo no Corinthians, então tem que viver falando do Flamengo.
Texto a seguir retirado do site Flamengo RJ.
Marcelo Damato, editor das pesquisas, explica metologia que invalida tese de Ronaldo.
"As declarações de Ronaldo de que o Corinthians tem mais torcida do que o Flamengo e que as pesquisas apontam o contrário porque são malfeitas não tem nenhuma base científica conhecida. E seu principal argumento para defender sua tese é sem dúvida uma besteira.
Em primeiro lugar, não é uma pesquisa, mas dezenas de pesquisas ao longo da história que apontam o Flamengo como o time mais popular do país. Em segundo, essas pesquisas foram realizadas por vários institutos de pesquisa, que não têm a mesma metodologia.
No caso da pesquisa LANCE!-Ibope, que teve sua segunda (2001) e terceiras edições (2004) editadas por mim para revista especial, não há chance de o torcedor indicar seu segundo time – como afirma Ronaldo.
A pergunta feita ao torcedor é “Para qual time você torce?” Cada entrevistado pode escolher apenas um clube e ele não recebe nenhuma lista de para se orientar, responde o que pensa.
Assim, se uma pessoa tem o Flamengo como segundo clube, irá responder o nome do primeiro. Apenas se o Flamengo for o seu time do coração, irá votar nele.Outro ponto muito importante é a diferença entre as torcidas do Corinthians e do Flamengo, que é muito expressiva.
Por fim, é claro que nada impede que um dia a torcida do Corinthians ultrapasse a do Flamengo – ou seja ultrapassada pela do São Paulo. Mas como a mudança do tamanho das torcidas só acontece em duas situações – o surgimento e a morte de torcedores – toda variação é lenta e pode consumir décadas."

0 comentários: