Musa da Nação - Mel (Brasileiro 1980)

Inaugurando o nosso novo quadro Musa da Nação aqui no Fla6, tenho a honra de apresentar a nossa linda representante do Brasileiro de 1980! Acho que grande parte dos nossos leitores já devem conhecer essa Paranaense fanática que faz valer a máxima de que Paixão não tem Fronteiras. Estou falando da estudante de publicidade, blogueira e rubro negra Mel. Na postagem a seguir, ela nos conta um pouco mais dessa paixão pelo mais querido do Brasil e como passou a fazer parte dessa Nação!


Eu acredito em um dos maiores clichês do futebol, que diz que “time não se escolhe”, quando tudo te influencia para torcer por um time, mas você acaba se identificando com outro. Comigo foi assim. Minha família paterna é toda muito fanática. Avô, tio, tia, primos, todos atleticanos. Reuniões de família sempre tinha sua hora para falar de futebol e eu sempre me interessei, adorava ouvir meu tio falando com tamanha empolgação e paixão, era algo extraordinário, me encantava. Certa vez ele conseguiu convencer minha mãe a me deixar ir com ele à Arena da Baixada. Tinha 9 anos. Foi algo... Mágico. A torcida, os gritos, a energia daquele lugar. Era tudo fascinante. Desde então, futebol pra mim não era mais papo pra ouvir em reuniões de família, era algo para o dia-a-dia. 
Mas lembram que eu disse que time a gente não escolhe? Pois é. Mesmo com toda a convivência com o Atlético Paranaense, eu até hoje não sei explicar o porquê, mas meu pai, mesmo sem argumentar em nada, conseguiu que eu o “puxasse”, e integrasse essa incrível nação rubro-negra e torcer pelo FLAMENGO.
Eu e meu pai somos os únicos flamenguistas de uma família toda de atleticanos. Já perguntei pra ele porque ele resolveu fugir à regra, mas tem coisas que não se explica. Tenho um carinho imenso pelo time que me fez conhecer o que é o futebol, entender toda uma paixão e a energia de um estádio cheio. Mas torcer está no sangue, e o meu, graças a Deus, é flamenguista.
O Flamengo é um time bastante complicado. Gosta de fazer seu torcedor sofrer. Testa nossos nervos, nosso coração e nosso “flamenguismo”. Engana-se quem acha que torcer pelo rubro-negro é fácil, mesmo assim somos a maior torcida do mundo. Os melhores momentos que passei com esse time, foram posteriores a momentos que testam qualquer torcedor. Passar de fase na Libertadores de 2010, salvar-se na penúltima rodada do Brasileirão do  mesmo ano, a arrancada incrível para o titulo brasileiro de 2009. Momentos que só um verdadeiro flamenguista acredita que tudo dará certo.
 Isso porque quem torce pelo Flamengo já aprendeu que não se duvida nunca do time, muito menos da força da nação, mas dizer isso é ser repetitiva. 
Chorei muito quando o Zico saiu do Flamengo, pouco tempo depois de ter assumido como dirigente, pela decepção, pela forma que foi tratado. Fiquei triste quando perdemos quem eu considerava o melhor goleiro do Brasil na época, Bruno. Perdi uma noite de sono quando fomos desclassificados pelo Universidad de Chile na Libertadores. 
Mas há coisas que compensam algumas decepções, até porque, isso faz parte do futebol e nos mostra que nosso amor pelo Flamengo vai além de tudo isso. Até porque, ora, temos tudo que podíamos querer: Uma Libertadores, um Mundial, seis Brasileiros e trinta e dois cariocas e a maior e mais linda e apaixonante torcida do mundo. Temos raça, tradição, união, paixão. Isso momento ruim nenhum tira da gente, e é o que faz o Flamengo ser tão invejado por todos os outros clubes.

Brasileiro 1980

Bom, pra falar um pouco do título que tenho a honra de representar, não vi o Flamengo ser campeão em 1980, mas creio que foi um dos, ou o mais importante, não só por ser o primeiro, mas por ser o inicio da grande “Era Zico”, veio como um aviso para tudo que o Flamengo conquistaria naquela década. Acredito que o sonho de qualquer torcedor é ver hoje o Fla como era nos anos 80. 
E para representar esse título, escolhi a camisa mais antiga que tenho do Fla:

Desabafo: Respeitem o Flamengo!


Está acontecendo uma inversão de valores na relação Flamengo/Ronaldinho. Essa semana extrapolaram todos os limites. Eu já sábia da podridão desse tal de Assis, que é um ex jogador frustrado e que "explora" o otário do irmão para se afogar no dinheiro a qualquer custo. Desde polêmica negociação, ou melhor, Leilão que ele fez com Ronaldinho, a gente poderia esperar de tudo, mas mesmo assim ainda me surpreendi com o anti-profissionalismo, infantilidade e falta de respeito com o Flamengo e Olympikus. Entrou na loja, pegou produtos e na hora de passar no caixa a frase que já deveria estar pensada a muito tempo: "O Flamengo não paga meu irmão, também não vou pagar." Mesmo não jogando porra nenhuma, se o Flamengo fez o contrato infelizmente temos que pagar esse cone, mas isso não dá direito para uma atitude dessas. Acho que falta pulso firme na administração do Flamengo, querem apequenar o maior clube do Brasil e a Nação não pode deixar! Independente de resultados dentro de campo, devemos exigir Respeito ao Flamengo e a nossa tradição centenária!

Algo errado com esse time.


Mais uma vez nessa temporada o time sai na frente, abre uma boa vantagem e no final cede o empate. Assim foi contra Real Potosi, Lanus, Vasco, Boa Vista, Olimpia (chegando a abrir três de vantagem), Emelec e nesse último jogo o Inter. Até um cego notaria algo errado com o time. Ontem o time começou jogando razoavelmente bem, pressionando a saída de bola do inter, mas dando espaço do meio pra trás. Novamente o Joel teimou em colocar o Ronaldinho avançado fazendo dupla de ataque com Love. O time abriu dois gols de vantagem rapidamente, com Airton depois de um escanteio e Ronaldinho, depois de um penalti conseguido pela disposição de Ibson, que teve uma boa atuação. Aliás, foi quebrado o jejum de penaltis no campeonato Brasileiro. Aos 33 numa saída de bola errada, o inter aproveitou para armar uma boa jogada pela esquerda que Gilberto aproveitou bem para diminuir. Mesmo levando o gol, o Flamengo continuou criando e desperdiçando chances. Ibson saiu cara cara com goleiro mas Muriel conseguiu fazer a defesa salvando o inter. Logo depois, Ibson mais uma vez, mas agora a bola que tinha endereço certo desviou no braço de Nei, e o juiz nada marcou. O segundo tempo começou com Love deixando dele. Parecia um jogo ganho, mas o Flamengo começou recuar e o castigo não demorou a chegar. Em dois chutes de fora da área, o Inter empatou.  Primeiro com Fabrício, que teve toda liberdade para ajeitar e chutar. Depois numa saída errada de Ronaldinho, que perdeu a bola e ficou no ataque reclamando da falta, enquanto Datálo mais uma vez livre acertava a rede rubro negra. Já é hora de mudar o que não esta dando certo! Testar Thiago Medeiros e Frauches na Zaga, contratar um lateral esquerdo(já que nem o júnior césar temos mais) que desde do Juan o Flamengo ainda não encontrou alguém que desse conta do recado. O ataque tem que ser Deivid e Love e no meio temos que testar opções na criação, Adryan já tem bagagem suficiente nas seleções de base para encarar esse desafio, e outra, pra jogador que realmente é diferenciado não tem essa de pressão ou se queimar. É entrar e fazer o que sabe.

Sport e Flamengo


Depois de algum tempo sem ver o Flamengo jogar, esperava um futebol mais convincente na estréia do Brasileiro, afinal de contas tempo para treinar não faltou. Mas o que eu vi foi de preocupar, o time tá pior do que antes da parada. Só pra ter ideia de como foi a partida, o melhor em campo foi o goleiro Paulo Victor. A nossa lateral esquerda foi uma avenida, Magal muito mal na partida! Outro com uma péssima atuação foi Welinton, já é o caso pra dar uma chance para o nosso bom zagueiro da categoria de base Frauches, ou então contratar alguém com mais experiência e qualidade, porque com Welinton não da mais. Outra coisa que não entendo é porque o Joel teima em escalar o Ronaldinho no ataque, ele já não rende normalmente, mas jogando no ataque é pior. Com Deivid no ataque com o Love o time ganha mais qualidade no toque de bola, uma vez que o Deivid vem buscar a bola e muitas vezes ajuda na armação da jogada. Tanto é que o time só melhorou depois da sua entrada. O fato é que o time jogou muito mal, até mesmo o Love ficou abaixo do esperado, mesmo com o gol. O empate jogando fora até que não foi um resultado ruim levando-se em conta a apresentação do time, mas se quisermos o Hepta tem que melhorar e muito!!!

Brasileirão 2012 - Rumo ao Hepta

Vai começar o Brasileirão e a caminhada rumo ao Hepta! E nessa caminhada até Dezembro, vamos a cada mês escolher uma torcedora que represente a beleza e a paixão da Nação Rubro Negra. Serão sete, cada uma representando um titulo nacional. Em breve a nossa primeira musa do Mengão que representará a nossa primeira conquista de 1980. Acessem a pagina Musa da Nação.

E agora Joel?

E agora, Joel? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, Joel?

Apesar da boa atuação no último jogo da Libertadores, e do resultado de empate entre Lanus e Emelec que dava a classificação ao Flamengo até os minutos finais, o destino não premiou a incompetência do nosso time nessa fase de grupos da Libertadores. Assisti esse jogo da porta de um bar, e é incrível como o futebol une (e desune) pessoas que nunca se viram na vida. Apesar da eliminação, fica a recordação de um dos jogos mais emocionantes que já assisti, não o do Flamengo em si, mas pelas circunstancias da dependência do resultado de Emelec e Lanus. A classificação esteve nas mãos dos três clubes que disputavam a vaga. O empate que nos favorecia foi conseguido pelo Emelec aos 46, o problema é que eles não pararam por aí e viraram para 3x2 aos 47. Fim de semestre com saldo negativo, nem um carioquinha pra contar história... ameaçaram demitir o Joel, mas depois de ter que pagar rescisão do Luxa, o jeito foi continuar com ele na inter temporada. Más notícias como a saída do Willians, e uma boa que foi o retorno do Ibson (o problema foi ter colocado o Gallardo na negociação). Agora é matar a saudade de vero Mengão jogar e de preferência  um bom futebol. Eis os nomes que irão vestir o manto nesse Brasileirão:

1 Felipe
2 Léo Moura
3 Welinton
4 González
5 Airton
6 Junior Cesar
7 Ibson,
8 Luiz Antonio
9 Deivid
10 Ronaldinho
11 Renato
13 Maldonado
15 Muralha
16 Lucas
17 Diego Maurício
18 Bottinelli
19 Negueba
20 Thomas
21 Magal
23 Camacho
25 Wellington Silva
26 Marllon
27 Paulo Victor
28 César
29 Frauches
30 Kleberson
31 Rodrigo Alvim
32 Digão
33 Rômulo
34 João Felipe
35 Marcelo Carné
36 Lorran
37 Adryan
38 Arthur
39 Paulo Sérgio
40 Amaral
41 Jorge Luiz
99 Vagner Love