Flamengo e Macaé

Apesar do empate em zero a zero no sábado contra o Macaé, o Flamengo se manteve na liderança do grupo A, com 4 pontos, seguido por Botafogo e Nova Iguaçu que também não saíram do zero na partida realizada hoje. Em relação ao jogo de sábado, acho que foi uma partida aberta com chances para duas equipes. Paulo Vitor fez defesas importantes salvando o time de uma derrota. Quem também teve uma excelente atuação foi Camacho. Chamou a responsabilidade, sempre criando jogadas e arriscando. Parece que o período em que jogou no Bahia fez bem pra ele. O time B apesar do empate, esbanja disposição em campo, e é isso que necessitamos para quarta feira. 

Analgésico para Crise


Depois do inicio de ano conturbado fora de campo, da derrota na Libertadores, nada como uma grande contratação para amenizar a crise. Vagner Love está de volta! Teve uma excelente passagem pelo clube, com 23 gols em 29 jogos. Em sua apresentação pareceu sincero ao declarar amor ao clube. Boa contratação, que ele consiga fazer os gols que estão faltando no ataque rubro Negro. Tem tudo para se firmar na galeria de ídolos do Mengão.

Flamengo e Potosi



Não faltou preparação para o jogo na ALTITUDE. Se fosse em condições normais, poderia dizer que faltou ATITUDE do Vanderley, que escalou um time sem criação. Mas acho difícil julgar, uma vez que nunca senti esses efeitos. Diferente deu para perceber que o jogo foi, estava claro a tática do fraco time do Real Potosi. Sobrou bola, chuta pro gol. Perdi a conta das finalizações. Mas Felipe mostrou que estava atento, fazendo boa defesas. O time no primeiro tempo jogou razoavelmente bem, com um golaço de Luiz Antônio, depois de uma belíssima jogada de Leo Moura. Mas não deu tempo nem para comemorar, logo em seguida Centurión de cabeça empatou em falha da zaga. E diante de uma fraca atuação no segundo tempo o time deixou escapar o resultado em mais uma falha da zaga, com gol de Brittes. Mas para nosso consolo ainda tem o jogo de volta, e acredito que em condições normais e com mais disposição da equipe não será tarefa difícil vencer o Potosi. Uma eliminação na pré libertadores seria preocupante para a continuação da temporada.

Thiago Neves

Na última postagem, esqueci de comentar especificamente do caso do Thiago Neves. Apesar de ser águas passadas, queria deixar registrado minha opinião. Em relação a qualidade técnica, nunca achei nenhum craque, apenas um jogador com atuações acima da média. Sobre a negociação com o Fluminense, acho que o Flamengo não fez muito esforço para mante-lo, mesmo porque ninguém é inocente no futebol em acreditar em empresários. Eles só querem lucro, assim como a maioria dos jogadores e dos seres humanos. O problema não é um jogador atuar num time rival, o problema são as declarações que eles dão nos lugares em que eles passam. Quando era do FluminenC, falou um monte de merda do Flamengo. Depois teve que morder a língua e atuar pelo Flamengo. Quando foi campeão Carioca do ano passado, deu a seguinte declaração cutucando o ex clube: "Eu não tinha sido campeão no Rio, só bati na trave jogando em outro time. Mas jogando em um time acostumado a decidir e vencer é outra coisa: você chega e ganha. E sou campeão". Agora tá de volta ao time pequeno. Adeus ao Flamengo e aos títulos.

ps: A foto é relativa ao grande feito do Thiago Neves.

Amanhã é o dia, e as velhas novas notícias


E ai galera rubro negra mais bem vestida do mundo, que não da moral para tricolete que quis voltar para o armário e que já é mais que calejada com os perrengues flamengos.

É amanhã o dia. Amanhã o ano começa de verdade para o mengão. O jogo contra o Real Potosí vale muito mais que a vaga na fase de grupos da Libertadores. Vale a tão sonhada paz que o time esta precisando, vale o reforço de caixa que vem junto com a classificação e dinheiro sempre é prioridade na Gávea, vale o status e vale o sonho de voltar a pintar o mundo de vermelho e preto.

Confesso que estou tranquilo para o jogo. Os bolivianos só tem mesmo a seu favor a altitude. Não da sequer para comparar uma equipe com outra. Existe um abismo de diferença técnica entre as duas equipes, melhor, com qualquer equipe boliviana se comparada com um time brasileiro, qualquer mané sabe disso. É por tudo isso que não me faço de rogado, o mengo só perde esse jogo para ele mesmo, só se quiser fazer de todos os problemas que ventilou todos esses dias como uma espécie de vingança, caso contrario até um empate eu já me surpreenderia. Claro, futebol não é matemática, mas assim mesmo a lógica esta do nosso lado.

O time que vai a campo é o que temos por enquanto, discute-se um nome aqui, outro ali, mas no geral é o que todos já sabem, Felipe, Leo Moura, David Braz, Welliton, Junior Cesar, Airton, Muralha(Luiz Antonio), Willian, Renato, R10 e Deivid. Sei que muita gente vai dizer do Bottineli, Camacho.... mas calma, o time ali em cima se quiser sabe jogar bola, e vamos com calma com a molecada, eles são a esperança e não a solução.

  • Reforços
Em fim uma boa notícia de verdade, uma não, duas.
A novela de Vagner Love acabou e com final feliz(pelo menos até agora). Vai ser muito importante para o grupo, é sim um jogador diferenciado e tem sangue rubro negro, vai estar aqui por que quer. Tenho muita confiança que vai fazer um grande ano e cai como uma luva nesse time. A outra é a chegada de Marco Gonzales, que é muito bom zagueiro, tem experiência e sabe o que é jogar contra "los hermanos", e ainda não tem os vícios de um jogador brasileiro, que beleza...
  • Taça das Bolinhas
O assunto é chato e desgastante, mas necessário. Não vou aqui ficar revendo toda essa questão, se você rubro negro não sabe o por que de tanta polêmica, corra atrás,... Mas o Flamengo esta certo em brigar pela Taça e pelo reconhecimento do título de 1987. Que se dane o São Paulo e sua falta de carater, a CBF e seu joguinho sórdido de política e o Sport com seu fundamentalismo nordestino de coitadinhos.

Gratidão de Gremistas e Palmerenses

é isso... acho que já é hora de Gremistas e Palmeirenses nos agradecerem por termos livrado-os de uma roubada! Desde a chegada do BADALADO (e baladeiro) R10, sempre tive o pé atrás com ele. Nos primeiros jogos com o Manto, ele só confirmava minha desconfiança. Enquanto isso, o Flamengo falhava em sua estratégia de Marketing. Diferentemente do que aconteceu com Adriano em 2009, a venda de camisas não teve tanto apelo popular. Talvez pela desconfiança com um futebol inconsistente apresentado no inicio do ano passado. O Patrocínio Master demorou muito para aparecer. Mas Ronaldinho começou a atuar bem em algumas partidas, destaque para aquela contra o Santos na Vila. Mas não durou muito tempo para que o seu rendimento e de toda equipe voltar a cair, deixando escapar um titulo que era possível ser ganho devido aos altos investimentos feito. Sem titulo, sem premiações, sem lucro, insatisfação, dividas, escândalos. Uma reação em cadeia, assim como uma fileira de dominó, onde basta a primeira peça cair sobre as outras para que o resto vá em seguida. O fato é que Ronaldinho é extremamente inviável financeiramente, não traz retorno nem dentro, nem fora de campo, e ainda é tem uma MALA que além de irmão é empresário. O Flamengo, apesar do histórico que tem em relação a atrasos de salários e dividas, nos últimos anos vinha conseguindo uma certa tranquilidade. A contratação de Ronaldinho foi algo sem nenhum planejamento, feito no calor da hora, acirrada pela competição entre Palmeiras e Grêmio. Se durante a apresentação Ronaldinho estava completamente nervoso e assustado diante da multidão que foi recebe-lo na Gávea, hoje ele parece que está acomodado. Tá achando que é dono do pedaço... não demora muito ele conhecer o outro lado da nação, e torço para que aconteça rápido. A torcida tem que cobrar, dele, da srta Patricia Amorim e de quem precisar. Tem jogos que a falta de empenho nos faz acreditar que alguns jogadores fazem corpo mole por atraso de salários. No jogo do Brasileiro do ano passado contra o Atlético GO foi uma vergonha, na época mesmo eu cheguei a comentar. Acho que se não quer jogar não entra em campo, tem muita gente que jogaria  por salários menores e com mais empenho. Em breve comentarei sobre outros assuntos que tem agitado o inicio de temporada no Flamengo.

O remédio é amargo mas necessário


Já ouviram aquele ditado que o que não vai pelo amor vai pela dor? Acreditem, cabe em qualquer lugar, situação e para qualquer pessoa e até mesmo para instituições.

Os últimos acontecimentos envolvendo a novela Thiago Neves e a tal suposta anti-ética por parte do Fluminense me faz pensar muito no tal ditado acima.

O Flamengo é uma lástima em partes administrativas. É tão velha essa afirmação que parece que tal verdade nasceu junto com a criação do clube. Eu tenho 35 anos e desde que me entendo por gente convivo com esses acontecimentos no time da Gávea. E como nos mostra outro ditado popular, "se colhe aquilo que se planta", o mengo vem colhendo os frutos de uma administração que beira o amadorismo, tem boa vontade, mas isso é pouco para se administrar um clube, qualquer clube de futebol. A falta de planejamento e parcerias mal feitas resultou no que vemos hoje. Elenco insatisfeito, atrasos de pagamentos e perda de jogadores, indiferente se valem ou não.

Mas isso não é privilégio apenas do Flamengo, hoje apenas é ele que esta no olho do furacão. Mas mal administração é uma marca do futebol carioca, de todos, sem distinção.

Sobre minha opinião se foi ético ou não prefiro poder ficar com as duas respostas. Não vejo nada de mais em um clube negociar com um jogador quando esse esta sem contrato, faz parte do show. Mas vejo como anti-ético quando um presidente diz que não esta fazendo tal coisa e na verdade esta, além de anti-ético é também uma mentira, ou seja, um desvio de postura.

Fica a pergunta, por que tanto segredo? Isso vale para o tricolor e para o senhor Thiago Neves. Não seria mais simples e menos traumático se tudo fosse feito as claras?

Invariávelmente a relação da dupla FLA-FLU vai ficar abalada. Perde o futebol carioca, indiferente dos anseios de qualquer clube.

Sobre o que eu acho da saída de Thiago Neves do Flamengo, sem nenhuma dúvida, 18 milhões e mais um sálario de 700 mil/mês, e tendo em vista sua atuação em 2011, que coloco como apenas razoável, e ele não pode reclamar de sálario ou luvas atrasadas, já vai tarde, seja feliz. Não acho que Thiago Neves vale tudo isso, e não jogou para isso. ., Ressalto também que o tricolor e a UNEMED podem se arrependerem com tão alto investimento, mas afirmo, não quero e não desejo mal para ninguém.

Para encerrar, e não poderia deixar de comentar o caso Alex Silva. Outro que ao meu ver o rubro negro ganha mais do que perde com sua saída. A verdade é que Alex Silva esta longe de sua melhor forma que o consagrou no São Paulo, foi muito mal ano passado e acabou tomando uma atitude precipitada e por pouca coisa, as luvas mesmo sendo um direito, não é motivo para abandonar o clube sem dar satisfação. Entendo que ira sofrer com essa atitude.

O que não vai por amor, vai pela dor. Colhemos aquilo que plantamos. Flamengo, Fluminense, Thiago Neves, Alex Silva, todos podem sentir, ou já sentem na pele, a força desses ditados, bem populares, assim como eles.

Flamengo ao melhor estilo Flamengo


Para os que estavam com saudades de ver o Flamengo ao seu melhor estilo, ou seja, uma zona generalizada, a versão 2012 vai ser um presentão.

Pelo menos é o que nos mostra esses primeiros capítulos. Pagamentos atrasados(luvas e direitos de imagens), negociações atrasadas e não dando certo, falta de um patrocinador master, contrato com a TRAFFIC mais parado que poste na esquina, e agora, dirigente "bravinho" por que jogador simplesmente falou a verdade.

Muitos podem se perguntar como que o Flamengo consegue ser tão mal administrado, bagunçado. Entra presidente(a), sai presidente, entra dirigente, sai dirigente e as coisas mudam muito pouco no Flamengo. Principalmente com o potencial que o clube tem e não sabe usar, mas as coisas não são assim tão fáceis ou simples dentro do Flamengo.

Primeiramente não é fácil administrar um clube com tantos problemas financeiros que se arrastam a décadas e conseguir manter um nível aceitável que de para conseguir uma certa paz com a torcida. Esta por sinal, muda de opinião como quem muda de roupa. Ela exige uma administração coerente e que não onere o clube ainda mais, mas ao mesmo tempo não admite que o time tenha um elenco razoável para se manter um ou dois anos para que a diretoria possa equilibrar as contas. Desse motivo, e para se manter no poder, os cartolas acabam fazendo as loucuras para satisfazer o imediatismo da torcida. Também tem o lado corrupto de lapidação do patrimônio e principalmente a ponte que o clube oferece para aproveitadores se criar em cima do clube, os Kleber Leite e os Capitão Leo da vida....

Mas o maior problema do Flamengo, e dez em dez críticos concordam, é a política interna e seu arcaico e obsoleto ESTATUTO. Não me lembro de ninguém que tenha passado por lá e não reclamasse da burocracia do ESTATUTO. O Flamengo é uma espécie de Brasil em escala micro com problemas em escala macro. Quando a política não atrapalha, a "LEI", o ESTATUTO, é quem trava e impede que as decisões sejam agilizadas. Mas claro, leis, estatutos, são apenas ferramentas usadas pelos homens, quando há vontade política as coisas funcionam bem mais simples.

Administrar o Flamengo é a mesma coisa que conviver com uma bomba relógio em constante detonação. As tentações para a corrupção também são grandes. E o ruim disso tudo é que para se ter uma reviravolta nesse quadro é preciso tempo a longo prazo. O tal do ESTATUTO prevê que um novo sócio só pode entrar na vida política de forma direta depois de alguns anos de associado. Deve ser por que nesse período as forças "do mal" possam agir, rsrsrs.

Mas essa pequena e resumida situação da vida política do Flamengo não serve como desculpa para alguns erros grotescos da atual diretoria. Os problemas com Thiago Neves, Ronaldinho e de contratações frustradas são de inteira responsabilidade da atual diretoria. É muita gente incompetente no mesmo lugar, devemos ter um record mundial de incompetencia por metro quadrado. Alguns fatos beira a burrice e outros a total falta de conhecimento na área.

E assim segue a vida no Flamengo, que teima em querer se apequenar diante de sua potencial grandeza. Envergonhar sua torcida, colecionar fracassos, e as vezes dar uma alegria aqui e acolá para essa mesma torcida que também teima em não abandona-lo.

OBS: Galera, depois de um longo tempo afastado do nosso blog estou de volta e dessa vez é para ficar. Peço desculpas aos leitores, aos amigos e ao Corvo por esse período meio distante, mas acreditem, até mesmo para manter meu humilde bloguinho estava complicado. Eram dois os motivos, a falta de tempo e a falta de interesse ou decepção pelo mengão, acreditem, com quase 36 anos, dos quais 30 são de amor pelo mengo infelizmente coleciono mais tristezas que alegrias. A era Zico talvez me deixou mal acostumado, ou quem sabe o Flamengo de 1987 a 1992, sei lá. Mas agora renovo meus votos de amor eterno, , afinal, um casamento é na alegria e na dor, rsrsrs.