10 anos do Tri

Nada melhor do que começar o quadro com um dos jogos mais emocionantes do futebol, o Tri Carioca do Mengão em 2001 em cima do bacalhau!





Pela terceira vez seguida, Flamengo e Vasco se enfrentaram pela final do Campeonato Carioca, em 2001. Nas duas ocasiões anteriores, o time da Gávea venceu. E, da terceira vez, não foi diferente. Mesmo perdendo a primeira partida por 2x1, o Rubro-Negro foi com tudo pra cima dos rivais cruzmaltinos, e com direito a gol aos 43 minutos do segundo tempo, venceu por 3x1 a finalíssima e conquistou mais um troféu estadual.
O time, comandado pelo técnico Zagallo, chegou à final do Carioca após vencer a Taça Guanabara, em uma decisão histórica, nos pênaltis, contra o arqui-rival Fluminense. No primeiro turno, o Rubro-Negro fez uma grande campanha. Perdeu apenas para o Botafogo, por 1x0, e conquistou o título. Após uma campanha apenas regular na Taça Rio, a equipe se preparou para a grande decisão diante do Vasco, campeão do segundo turno.
A mística do grande clássico entrou em campo mais uma vez. No primeiro jogo, Petkovic abriu o placar para o Flamengo, mas os cruzmaltinos viraram o jogo, com Viola e Juninho Paulista. A torcida do time de São Januário, favorito ao título, comemorou muito a vitória. Mas, os rubro-negros não se deixaram abater. Mesmo com a desvantagem, comparecemram em maior número do que os rivais à finalíssima da competição, naquele inesquecível domingem maio de 2001.
Com grandes atuações do goleiro Júlio César e dos jogadores Edílson e Petkovic, o Fla bateu todos os prognósticos, e misturando raça, talento e sorte, conseguiu a vitória, no finalzinho do jogo, dando o quatro tricampeonato estadual do Clube de presente à Nação Rubro-Negra e ao emocionado técnico Zagallo, um dos heróis da conquista.



Um jogo digno de Flamengo e Vasco. Um jogo digno de final de Campeonato Carioca. Esta foi a decisão do Estadual do Rio de Janeiro do ano de 2001. Diante de mais de 60 mil pessoas no Maracanã, o Fla fez o impossível. Não tomou conhecimento do rival e de sua vantagem, e aplicou um 3x1 inesquecível, com dois gols de Edílson, artilheiro do campeonato, e um de falta do maestro Petkovic, imortalizado na história do Clube.
Durante o primeiro tempo, o jogo foi bem agitado. Nervoso e precisando do resultado, o Flamengo pressionava, enquanto o time de São Januário se mandava nos contra-ataques. Logo no início do jogo, Viola poderia ter aberto o placar para o Vasco da Gama, mas Júlio César salvou o Fla. Mas, aos 23, quem, de fato, abriu o placar, foi o Flamengo. O lateral-esquerdo Cássio foi derrubado na área. Pênalti. O artilheiro do time do Campeonato, Edílson bateu e marcou. 1x0 para o Rubro-Negro, que precisava de mais um gol para conquistar o título.
No entanto, quem marcou em seguida foi o Vasco. Primeiro com Euller, em gol que foi anulado pelo bandeirinha, devido ao impedimento. Depois, após tanto pressionar, e perder novas chances com Viola e Euller, Juninho Paulista empatou o jogo, após receber passe do atacante Viola, dentro da área. O próprio Juninho poderia ter decidido o jogo. Mas, Júlio César salvou o Fla. De novo. Fim do primeiro tempo, vantagem do Vasco, com o Flamengo precisando de dois gols para ser campeão. Honrando a camisa que vestiam, os jogadores nunca deixaram de acreditar.
Na volta do intervalo, o Flamengo mostrou ao que veio. Empurrado pela torcida, mesmo com o título longe, o Rubro-Negro se superou, e chegou ao segundo gol. Aos 8 minutos, começava a brilhar a estrela de Petkovic. Em bela jogada pela ponta-esquerda, o camisa 10 do Fla deu belo cruzamento para o artilheiro Edílson, o baixinho da vez, já que Romário, do Vasco não jogou, completar de cabeça: 2x1 para a equipe vermelha e preta.
A partir daí, só emoção. Juninho Paulista cobrou falta com perigo e acertou o travessão de Júlio César. Euller chegou a driblar o goleiro em outro lance perigoso a favor dos cruzamaltinos. Mas, ficou sem ângulo, e perdeu a chance. O Vasco era só pressão, mas parava nas mãos do iluminado goleiro rubro-negro. Até que, aos 43 minutos do segundo tempo, com a torcida vascaína já comemorando o título, veio o momento que não sai da cabeça de quem assistiu àquela decisão.
Falta para o Flamengo, na entrada da área, em cima de Edílson. Adivinha quem vai bater? É o camisa 10 da Gávea. Música famosa de Jorge Ben, em homenagem a Zico. Não foi bem este camisa 10 da Gávea quem bateu. Foi outro. O sérvio Petkovic. Mas a classe e categoria da cobrança foram as mesmas do Galinho de Quintino, maior ídolo da história do Clube. As imagens não saem da cabeça dos rubro-negros. O lateral-direito Alessandro rezando no banco de reservas. Zagallo segurando uma imagem de São Judas Tadeu. O então técnico vascaíno Joel Santana desesperado no banco.
Era um momento decisivo. Caso o Flamengo fizesse o gol, seria tricampeão. Em uma linda coreografia, a torcida rubro-negra passou energia positiva para o time. O árbitro Léo Feldam apitou, Petkovic partiu para a bola, e como se tivesse colocado com a mão, a bola foi parar no fundo das redes, no ângulo esquerdo do goleiro vascaíno Helton. Sem chances, indefensável, indescritível, emocionante. Uma explosão de alegria em vermelho e preto se deu no Maracanã e em todo Brasil.
A partir daí, foi só comemorar. Abrindo o novo século no futebol carioca com um título todo especial. Um tricampeonato na virada do século XX para o século XXI. Um tricampeonato com três conquistas em cima do arqui-rival Vasco. Um tricampeonato com tudo que o torcedor do Flamengo merecia, e da maneira que ele mais gosta: com raça e emoção.


Ficha Técnica

VASCO 1 x 3 FLAMENGO
2º Jogo da Final do Campeonato Carioca 2001

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27/05/2001
Árbitro: Léo Feldman (RJ)
Público: 60.038 pagantes

Advertências: Vasco: Helton, Jorginho Paulista, Juninho Paulista, Cleberson e Fabiano Eller; Flamengo: Juan e Beto


Gols: Edílson (FLA) 23'/1ºT, Juninho Paulista (VAS) 40'/1ºT, Edílson (FLA)8'/2ºT e Petkovic (FLA) 43/2ºT

VASCO: Helton, Clebson, Geder (Odvan), Torres e Jorginho Paulista; Fabiano Eller, Paulo Miranda, Pedrinho (Jorginho) e Juninho Paulista; Euller e Viola (Dedé). Técnico: Joel Santana.


FLAMENGO: Júlio César, Alessandro(Maurinho), Fernando, Juan, Cássio, Leandro Ávila, Rocha, Beto(Jorginho), Petkovic, Reinaldo(Roma) e Edílson. Técnico: Zagallo.

Pet será reintegrado ao elenco para sua despedida.

Por Janir Júnior


Petkovic se prepara para escrever o último capítulo de sua história no Flamengo. Em conversas com Vanderlei Luxemburgo, ficou decidido que nos próximos dias o sérvio voltará a trabalhar com o grupo principal para se preparar para seu jogo de despedida, contra o Corinthians, no dia 5 de junho, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão. O gringo está afastado do elenco desde o início da temporada, já que não fazia parte dos planos do técnico rubro-negro.

Aos 38 anos, Pet não causou polêmica ao ser afastado. Com aval da diretoria, ele traçou com a cúpula do futebol o seu jogo de despedida. Nesta segunda-feira à tarde, o jogador definiu com Vanderlei os últimos detalhes de como será sua reintegração ao grupo.

Desde que foi afastado, Pet deu sequência aos treinamentos com atividades separadas do grupo. Enquanto o elenco treinava no Ninho do Urubu, o gringo realizava trabalhos físicos à parte, na Gávea. Quando der adeus ao Rubro-Negro, Pet também abrirá uma brecha na folha de pagamento, já que tem recebido os salários em dia.

Além da despedida no Brasil, Pet planeja um amistoso em Belgrado, na Sérvia, em que ele jogaria pelo Estrela Vermelha, seu primeiro time, e pelo Flamengo, um tempo com cada camisa. No próximo dia 26, ele lançará no Brasil ‘O Gringo’, documentário sobre sua história no país, dentro e fora de campo, com ênfase nas passagens pelo Rubro-Negro. Enquanto assiste aos seus grandes momentos já editados e finalizados na telona, Pet acrescenta os últimos capítulos da sua história na Gávea.

Fecha a conta e passa a régua.

Fomos barrados próximo a estação LIBERTADORES. Apesar do título Carioca, o futebol que o Flamengo tinha apresentado ainda não tinha convencido. Era notável deficiência em todos os setores da equipe. Mas é injusto não reconhecer a raça que o time demosntrou nessa última partida. Foi um dos melhores jogos do ano em gramados brasileiros. Se o Flamengo jogasse assim em todas as partidas seria difícil alguem conseguir ganhar da gente. Maior posse de bola, maior número de finalizações, bom toque de bola... assim foram os primeiros minutos de jogo! Até mesmo Tiago Neves e Ronaldinho, mesmo que um pouco tarde demais, resolveram jogar. Logo fizemos o placar necessário para classificação, silenciando o estádio tomado pela torcida cearense. Tivemos chance para liquidar a partida, mas a situação mudou completamente depois de uma desatenção da defesa em uma falta cobrada rapida na cabeça de Washington. O juíz parecia imbuído do espirito natalino, distribuindo cartões para quem tivesse vermelho no uniforme. Resultado, Angelim, o jogador reconhecido por sua lealdade dentro de campo foi expulso por cometer duas faltas simples, sem necessidade alguma de punição. Aí que a vaca foi pro brejo, ou melhor, o bonde saiu dos trilhos. Perdemos Angelim, e Botinele que saiu substituido por Egidio. Ficamos com 9 jogadores(11 menos Angelim e Egidio) contra 13 (11 + Torcida e juíz)do ceará. O empate saiu logo depois com o mesmo Washington. Mesmo com menos jogadores, pressionamos, criamos chances e quase marcamos. Na melhor partida do Flamengo no ano o resultado não foi vitória... assim é o futebol! A eliminação do Flamengo foi no Engenhão, com jogadores de ressaca pela comemoração do titulo Carioca. Temos que parabenizar o time do Ceará que jogou um futebol limpo e de qualidade, enfrentando de igual pra igual o Flamengo, sem uso de artíficios como atrasar o andamento do jogo. As falhas do juíz aconteceram, mas acredito que seja por deficiência técnica. O negócio seguir em frente, corrigir os inúmeros erros, reformular o elenco e partir pra disputa do Brasileiro e Sul Americana.(já que agora ela da vaga pra libertadores). Meu orgulho é grande de ser Rubro Negro! A zoação que levammos de torcedores adversário só comprova nossa grandeza! Eles não aguentavam mais a ausência de derrotas nossa, tava entalado desde o começo do ano. Só o Flamengo para unir cruzerense e atleticano em prol de uma causa: me zoar! é o preço que se paga por ser foda! Diferentemente de outros, saímos da guerra, mas lutamos até o fim! e no dia depois da derrota, compartilhei com outros rubro negros do Brasil inteiro o orgulho de mesmo depois da derrota sair com o manto, demonstrando a a paixão pelo Flamengo esta acima de ganhar ou perder!



Avante Flamengo, Tua glória é Lutar!


Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer!

...

Foi só a primeira derrota do ano.

O Flamengo ganhou o Campeonato Carioca invicto.

Mas por que a torcida não perdoou Ronaldinho Gaúcho e Luxemburgo?

Os torcedores não os escolheram por acaso para cobrar a vitória do Ceará por 2 a 1 no Engenhão.

Apesar de toda mídia festiva em relação ao jogador, suas atuações não convencem há muito tempo.

Mesmo colocado no ataque, longe de qualquer responsabilidade maior como meia...

Seu desempenho é constrangedor...

Chega sempre atrasado nas bolas e é facilmente desarmado pelos zagueiros...

Só tem pressa para cobrar faltas perto da área...

Quase sempre faltas que ele não sofreu...

Porque não incomoda as defesas adversárias a este ponto...

Aos poucos os torcedores vão se cansando das notícias sobre o comportamento fora de campo...

A maratona carnavalesca...

Os bailes funk...

A festa de 15 horas seguidas que deu depois da conquista do Campeonato Carioca...

Todo esse desgaste nas noites cariocas aparece em campo...

Ronaldinho Gaúcho tem um ótimo despertador...

Tem conseguido chegar sempre na hora dos treinamentos...

Evita assim as críticas de irresponsabilidade que perseguiram Adriano...

Mas chegar sem dormir nos treinamentos ajuda?

Sorte do jogador que os treinos mais importantes do Flamengo são fechados para a imprensa...

Ninguém tem a possibilidade de avaliar o quanto ele se esforça ou é poupado...

Mas os jogos tem provado que há algo muito errado...

Se ele treina tanto como é que não consegue colocar em prática?

Será que ele treina tanto mesmo?

Até onde vai a proteção ao jogador?

Ninguém pode afirmar com convicção...

Mas as partidas, cada uma pior do que a outra não deixam dúvidas.

O Flamengo foi campeão carioca não graças a Ronaldinho...

Foi campeão apesar de Ronaldinho...

E o torcedor apaixonado foi suportando...

Péssimas atuações...

Pênalti perdido contra o Macaé que trocou o Olaria pelo Fluminense na semifinal da Taça Rio...

E sempre Luxemburgo dando desculpas....

Agindo como se fosse o assessor de imprensa do jogador...

Mas a situação cansou...

Na derrota diante do Ceará as vaias entaladas na garganta vieram...

Ronaldinho Gaúcho mal acostumado às palmas que não tem merecido ficou sem ação.

E mesmo ouvindo muito bem o seu nome sendo objeto de palavrões até...disfarçou.

Ao contrário do que faz nas faltas e nos pênaltis foi democrático.

"As vaias são para o time inteiro", disse para os incrédulos repórteres.

Eles sabiam que não eram.

Mas preferiam não contestar a estrela sagrada da Gávea.

Indisfarçável foi o coro de 'burro, burro, burro' para Vanderlei Luxemburgo.

Outra vez o seu Flamengo não jogou bem.

Foi um time lento, previsível, sem imaginação ou variação tática.

Uma presa fácil demais até para Vagner Mancini.

Bastou colocar seu time marcando na intermediária carioca e houve a chance até de uma goleada.

O time oerdeu pelo menos três ótimas chances...

Uma incrível, com Geraldo, livre na pequena área...

A vitória do Ceará por apenas 2 a 1 não reflete o que foi o jogo...

Porém as vaias a Ronaldinho Gaúcho e a Luxemburgo, sim...

Qual foi a primeira providência do treinador após a derrota preocupante de ontem?

Dar a sexta-feira inteira de folga...

Seus jogadores precisam descansar...

Principalmente Ronaldinho Gaúcho...

Resta saber como ele vai aproveitar mais essa folga...

Talvez por tudo isso, o clube ainda não tenha conseguido arrumar um patrocinador...

Desde o início do ano, o Flamengo busca uma empresa disposta a pagar R$ 40 milhões...

Nem o título carioca importa...

A história e a força da torcida valem muito, mas muito mais...

Esse time atual, com sua principal estrela e seu treinador, não...

Quem dá essa resposta são as várias e várias empresas consultadas...

Ninguém está disposto a investir tanto dinheiro na imagem de Ronaldinho Gaúcho e Luxemburgo...

Por que será?


Fonte original: Blog do Cosme Rimole

32 vezes!


32 vezes campeão carioca, sendo que temos 5 Penta tri e por cinco vezes campeões invictos! Isso só demonstra a força que o FLAMENGO tem. A supremacia estadual está além dos números. Falta qualidade aos adversários. Mesmo sem mostrar um futebol convincente, o time nem precisou das finais. No jogo de ontem não corremos grandes riscos, mas uma possível contusão de Felipe deixou os rubro negros apreensivos. Mas ele voltou e fez algumas defesas que garantiram o empate no tempo normal. David também foi muito bem, diferentemente de Welinton e Rodrigo Alvim. Outro momento tenso foi no finalzinho do jogo quando Willians foi expulso! Em caso das finais eleseria um grande desfalque. Acho que Willians é hoje a base de sustentação do time. Aliás, vale lembrar o gol alá Messi que ele marcou na útima quarta na vitória de 3x0 em cima do Horizonte. Vamos pegar o Ceará buscando o titulo cearense, rs... Mas voltando ao carioca, ganhamos duas datas para preparar o time para sequencia da Copa do Brasil e Brasileiro. Foi um Domingo festivo!!! Em São Jenuário, os Vascaínos comemoraram, e também os Chorões do Botafogo! Durante os últimos anos eles brigavam pra ser vice, esse ano os dois foram, uma vez que não teve final! Botafogo vice da TG e Vasco da TR. O dia também foi marcado pela morte de Osama, fato que não foi simples coincidência, como vocês podem ver na foto, ele era vascaino e morreu de desgosto! Em 2001 foi o Tri com gol do Pet, em 2011, depois de 10 anos ele não aguentou!